Memorial – MACP

O Memorial da Associação Comercial de Pelotas foi criado através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), financiado através de recursos da ACP, Engenho São Joaquim e Nelson Wendt Alimentos, e executado pelo Instituto de Memória e Patrimônio, tendo seu projeto iniciado em 2007 durante a gestão da Ex-Presidente Mara Casa, primeira mulher a ser eleita presidente na história da instituição.

No espaço, onde o estudo da memória possa trazer à luz esta riquíssima história e transformá-la em mais uma ação em prol do desenvolvimento regional, encontram-se o laboratório, sala multimídia, sala de pesquisa e um vasto acervo permanente de fotografias, documentos, plantas e objetos preservados, que contam a história da Associação e do crescimento da região.

A história do comércio, da indústria; a construção de ferrovias, rodovias e hidrovias; assim como a luta defendendo causas sociais, estão entre os muitos temas que abrangem este acervo. As fotografias retratam os eventos sociais e os personagens da associação ao longo de sua história. Seus documentos são técnicos, administrativos e contábeis. As plantas e os mapas dizem respeito à construção do Palácio do Comércio e aos projetos de infra-estrutura em que a ACP participou. Os móveis, em exposição, foram exclusivamente criados para inauguração da sua sede, em 1942.

Inaugurado em 8 de maio de 2014, na gestão da Ex-Presidente Patrícia Guimarães, o Memorial busca ser um local de troca de experiências dedicado à valorização da memória e da identidade Pelotense.

Memorial da Associação Comercial
Rua Sete de Setembro, 274 – Conj. 601 – 6º andar 
As visitas guiadas devem ser agendadas na secretaria da ACP.
Informações pelo telefone: (53) 3028-1541